
A antropóloga Elizabeth Povinelli foi recebida nessa terça-feira, 24 de setembro de 2024, pelo Terranias para uma sessão especial com exibição de filmes do Karrabing Film Collective, seguida da palestra Marés altas, geleiras derretidas: por onde começar?. A autora também lançou seu livro Catastrófe Ancestral com uma sessão de autógrafos!
Os filmes exibidos, Mermaids, or Aiden and Wonderland (2018) e Night Fishing with Ancestors (2023), foram realizados pelo Karrabing Film Collective, grupo formado majoritariamente por cineastas aborígines do Território do Norte da Austrália. Além de consistir em experimentações de linguagens e formas artísticas, os filmes são, para os Karrabing, um meio de auto-organização e análise de sua situação social.
Na palestra Povinelli apresentou seu projeto de pesquisa atual, que analisa a natureza relacional do colonialismo e das mudanças climáticas à sombra do aumento do nativismo europeu e da indigeneidade branca. A pesquisa se situa entre a aldeia alpina ancestral da autora e as terras costeiras de Mabaluk Karrabing, onde vive o povo Emmiyengal. Como podemos compreender e considerar os efeitos diferenciados de histórias de despossessão?
Local: Pastoral Universitária (subsolo da igreja da PUC-Rio).
Evento aberto ao público, com tradução simultânea e sem necessidade de inscrição.
Realização: Departamentos de Filosofia e Ciências Sociais da PUC-Rio, Instituto de Ciências Sociais da UERJ, Terranias – Núcleo Transdisciplinar de Pensamento Ecológico e ResiduaLab – Laboratório de Estudos Sociais de Resíduos.
Parceria: Ubu Editora e forumdoc.bh.


