Em junho, mês do meio ambiente, o Cineclube Pedagogias da Imagem e o Cineclube Terranias realizaram uma sessão conjunta, na última quarta-feira do mês, dia 25 de junho, às 16h. Os cineclubes da Faculdade de Educação da UFRJ e do grupo de pesquisa Terranias — Núcleo Transdisciplinar de Pensamento Ecológico, da PUC-Rio, se unem para exibir o longa-metragem Praia da Saudade (Brasil, 2024), de Sinai Sganzerla.

O filme, pontuado por falas de Sonia Guajajara e Sidarta Ribeiro, apresenta de modo poético, por meio de associações de imagens de arquivo e captações originais, questões que articulam mudanças climáticas com a exploração territorial, o contraste entre o progresso e o apagamento dos modos de vida tradicionais e dos povos originários, pontuando também relações entre a terra, mudanças climáticas e a memória.
Após a exibição, teremos a mesa Imagem e ruína: futuros possíveis no Antropoceno, com a participação de Alyne Costa e Ádamo da Veiga. Teremos a alegria e a honra de recebê-los para pensar com o filme e o público sobre as questões que ele suscita, explorando de que modo as imagens reverberam a experiência da catástrofe ambiental e cultural em curso, as possibilidades de resistência, fabulação e reinvenção diante do colapso climático.
O longa será antecedido pela exibição do curta ‘O fundo do ar é cinza‘ (Brasil, 2022), de Carolina Magalhães. Esta sessão acontece como parte da programação da mostra Cineclubes Livres, da 21ª Mostra do Filme Livre. A sessão acontece no Auditório Manoel Maurício, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH/UFRJ). A entrada é franca e a atividade é voltada para o público geral, indicada para pessoas a partir de 16 anos.
Faça sua inscrição aqui (também disponível na bio do @cine.pedagogias no Instagram).
🗓️ Data: 25/06/2025
⏰ Horário: 16h
📌 Local: Auditório Manoel Maurício – CFCH (Campus Praia Vermelha – Avenida Venceslau Brás, 71 – Botafogo)
Realização:

Designer: Marianna Moriconi @marimorix


